Como Laquear Móveis de MDF, Madeira e MDP.
top of page

Como Laquear Móveis de MDF, Madeira e MDP.

Atualizado: 7 de set. de 2023

Vamos tentar resumir o que é necessário para laquear um móvel de MDF, Madeira e MDP.


Proteção Individual

Não podemos esquecer que a tinta é um produto químico que agride a pele e também devemos evitar de inalar o mesmo, para isso se faz necessários sempre o uso de mascaras respiratórios com filtros adequados, luvas que sejam específicos para manipulação de tintas e diluentes e macacão para a proteção do corpo.


Ferramentas

Quanto a ferramenta, para acelerar o processo pode ser utilizado uma lixadeira rotorbital elétrica ou pneumática, pistola de pintura para a aplicação de primer e acabamento, compressor adequado ao uso de lixadeira pneumáticas se for o caso e também devem ser dimensionados corretamente para as pistolas em uso e demais ferramentas que se fazem necessário para a aplicação da massa e a desmontagem e montagem do móvel.


Infraestrutura

O ideal que o local tenha ao menos 3 espaços definidos.

  • Área de Preparação - neste local os móveis ou as portas passaram pelo processo de lixamento inicial e do primer, serão resolvidos os buracos e imperfeições pequenos que possam ser utilizados massas adequados. É recomendado que possua um boa iluminação e seja arejado.

  • Área de Secagem das peças - após a aplicação do primer ou da Laca de Acabamento, a peça deverá cumprir seu prazo de secagem que conforme a maioria dos fabricantes recomendam um prazo de 12 horas à 24 horas. Diferente da pintura automotiva que pode ser aquecido para acelerar a secagem da peça, no mobiliário não é possível, pois caso seja feito esse procedimento, pela própria movimentação do material por causa do calor poderá haver trincas na pintura. Esse espaço deverá ser bem limpo, arejado e de preferencia que as aberturas de ventilação tenham filtros para reter qualquer pó ou qualquer item que possa prejudicar a pintura.

  • Cabine de Pintura - Nesse espaço é preciso ter uma excelente iluminação, inclusive nas paredes e rede de ar para evitar problemas de contaminação, plano aspirante para filtrar o ar da pintura antes de ser exposto ao meio ambiente


Processo de Laqueação


Preparação


Começamos com a desmontagem do móvel que ser laqueado, retirando dobradiças, fechos, puxadores, espelhos, vidros e demais itens que possam ser retirados.


Em seguida fazemos a proteção de todas as partes que não precisaram receber a pintura laca.


A etapa mais importante do processo de laqueação é a preparação da peça, que consiste em fazer todo o lixamento da móvel bem como a correção de pequenas imperfeições .


Finalizando essa etapa o móvel que será reformado estará pronto para receber o Primer


Primer


Nessa etapa o móvel receberá o primer com o uso de pistola de pintura e receberá quantas demão forem necessárias para o perfeito fechamento dos veios da madeira. Salientamos que a função do primer não é corrigir grandes imperfeições na superfície.


Após a aplicação é necessário aguardar o secamento do primer conforme orientação do fabricante.


Lixamento do Primer


Nessa etapa faz todo o lixamento do primer para o nivelamento da superfície e com o uso adequado de lixas para que o móvel seja preparado para receber a Laca de Acabamento.


Nesse momento é necessário rever o móvel, pois quando ele está na madeira, muitas vezes as imperfeições não aparecem. A madeira possui uma grande capacidade de camuflar vários "defeitos"de superficie.


Estando essa etapa cumprida o móvel segue para a pintura.


Pintura do Acabamento


Chegou o grande momento do móvel receber um novo visual, é como se ele estivesse indo no provador de roupa para receber aquela roupa linda.


Por isso comentei que a etapa de preparação é importante, pois a tinta só dará a cor e o acabamento para a superfície, se ela estiver ruim o acabamento será ruim.


Para fazer a Pintura Laca no móvel usamos a pistola de pintura adequado com a tinta que está sendo utilizado. Depois de cumprido essa etapa o móvel deverá ficar secando por 12 horas a 24 horas antes de seguir para seu proprietário.


A finalização dos trabalhos só acontece após a secagem total do móvel, pois algumas vezes ocorre reações nessa etapa que podem ser causados por algum resíduo de cera, óleo ou produtos de limpeza que foram utilizados no móvel anteriormente.


Polimento


Essa etapa só é necessário caso o acabamento do móvel seja brilhante. O processo é parecido com o do automóvel e requer um cuidado extremo para que não danifique a peça nesse momento.


No geral o processo de laqueação de móvel segue esse processo, se quiser se capacitar temos o Curso de Pintura Laca .



Móveis Antigos Laqueado em diversas cores
Móveis Antigos Laqueado em diversas cores

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page